banner
Irrigação em Deodoro

A irrigação é fundamental no percurso do Cross Country de Hipismo

A irrigação é fundamental no percurso do Cross Country de Hipismo

 

O Hipismo é uma parceria entre cavalo e cavaleiro, onde um ajuda o outro nas competições. Prova disso é a amazona  Adelinde Cornelissen desistindo  de participar dos Jogos Olímpicos do Rio para poupar seu cavalo Parzival, que um dia antes de entrar na pista para a prova de adestramento por equipes ficou doente.

Mesmo tendo se recuperado a tempo de competir e sido liberado pelos veterinários da Federação Internacional de Esportes Equestres, Adelinde resoveu não colocar em risco seu companheiro.

“A fim de protegê-lo, eu desisti… Meu amigo, meu companheiro, o cavalo que deu tudo para mim por toda a sua vida não merece isso…. Então, eu saudei e deixei a arena”

Divulgação Adelinde Cornelissen

Divulgação Adelinde Cornelissen

Com irrigação o percurso fica mais confiável

 

O caso da Adelinde com seu cavalo foi à parte, porque ele adoeceu e não se machucou, mas o comitê Olímpico pensou em todas as possibilidades. É quando a irrigação começa a fazer sua parte, melhorando o percurso do Cross Country.

A parceria entre cavalo e cavaleiro é um laço muito forte, então o percurso feito juntos durante a prova deve ser o mais perfeito possível. A Hidro Sistemas estava ciente deste trabalho quando foi contratada para fazer a irrigação, assim usamos o que há de mais moderno no mundo da irrigação para a pista do Cross Country.

Como foi irrigada a pista do Cross Country das Olímpiadas do Rio de Janeiro

 

Para que a irrigação saísse excelente e atendesse as normas do COI (Comitê Olímpico Internacional) utilizamos produtos Rain Bird.

Irrigação por controlador LXD

É o coração do sistema de irrigação automático, é nele que foram programados os horários das regas e a duração.

Aspersores Falcon

Aspersores emergentes com jatos giratórios, os mais apropriados para a irrigação da pista do Cross Country, devido ao seu tamanho.

Aspersores canhão Rain Gun

Aspersores canhão tem uma maior vida útil, com um alcance de 44 metros até 67 metros e um corpo mais resistente. Tudo para melhorar a irrigação da pista do Cross Country e os cavalos terem o melhor desempenho nos Jogos Olímpicos.

 

Resultados da irrigação na pista do Cross Country

 

A irrigação na pista do Cross Country contribuiu para se ter um evento completo, com a irrigação chegou-se a um espaço de competições muito produtivo. Onde a grama é fofa e macia nos locais irrigados, dando conforto para o cavalo e cavaleiro.

Abaixo podemos ver o resultado da irrigação:

Irrigação-Cross-Country

Diferença visível a olho com a irrigação

Podemos ver na imagem que boa parte da grama está verde e outra parte que parece estar morta. A causa disso ? é a irrigação.

A área verde é o percurso do Cross Country irrigado, podemos notar a olho a diferença onde é irrigado e onde não está sendo irrigado. A preocupação era irrigar o percurso do Cross Country para as Olimpíadas, assim os atletas e seus cavalos iriam obter uma pista adequada.

O trabalho de irrigação do percurso de Cross Country foi terminado com sucesso e todos os atletas puderam ter uma pista em ótimas condições para os jogos.

 

Irrigação de Hipismo

 

 

Sobre o autor

Thiago Roncato

Deixe um comentário