banner
Aspersor irrigando gramado

Conheça um pouco sobre irrigação de gramados

Conheça um pouco sobre irrigação de gramados

 

A água é, sem dúvida, uma das necessidades básicas para o crescimento da grama. E por uma razão muito simples: 85 % de um pé de grama é constituído de água. Mas a necessidade de água depende de muitos fatores, como tipo de solo, temperatura, velocidade do vento, clima da região, tipo de grama e prática de manutenção.

O solo deve ser irrigado antes que fique completamente seco. No caso das gramas, elas fornecem um bom indício de que é hora de irrigar, começando a enrolar as folhas.

Também, outra constatação da necessidade de irrigar e a fato de andando sobre o gramado, principalmente pela manhã, as marcas do andar deixarem pegadas. Em geral, o melhor momento para irrigar é pela manhã, mas em dias muitos quentes, uma irrigação à tarde e até a noite poderia ser benéfica.

No caso de gramados recém-plantados, aliás, quando a calor for muito grande, uma leve irrigação deve ser feita, mesmo nas horas mais quentes do dia.

Mas, devemos lembrar que excessos de água também podem ser prejudiciais. Assim, nos meses frios, quando a solo conserva mais umidade, deve-se diminuir a intensidade das regras.

No exterior são muito encontrados pequenos medidores de umidade de solo de uso amador e que ajudam a determinar a necessidade de irrigação. Aqui ainda, na dúvida sobre a umidade do solo, faz-se um pequeno buraco de 10 a 15 centímetros de profundidade e se o fundo estiver molhado é sinal que a rega foi suficiente. Caso contrário, há necessidade de maior irrigação.

Nos pequenos gramados as mangueiras de jardim são suficientes. Em gramados mais extensos, pode-se acoplar aspersores às mangueiras, que possibilitam uma irrigação mais uniforme e menos trabalhosa. Já em gramados maiores, ou campo de esporte onde a irrigação é ainda mais necessária, deve-se providenciar sistemas e irrigação fixos ou móveis mais eficientes.

Fonte: Paisagismo Brasil 

Irrigação grama

Sobre o autor

Thiago Roncato

Deixe um comentário