banner

Motobomba para sistema de combate a incêndio

A importância do sistema de combate a incêndio na indústria

 

Nas situações de risco elevado ou em casos de patrimônio elevado como na maioria das empresas, o uso de um sistema de combate a incêndio é imprescindível. É preciso garantir toda a segurança possível, pois segundos fazem muita diferença em casos de incêndios.

 

Toda e qualquer resposta eficiente de um sistema de combate a incêndio de alta confiabilidade somado a manobras rápidas e seguras de uma equipe de brigada bem treinada, podem representar significativamente a garantia contra enormes perdas operacionais e até mesmo salvar vidas.

 

Essa garantia é conseguida com sistemas que atendam a normalização da ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas, principalmente NBR 13.714 (sistemas de hidrantes e mangotinhos para combate a incêndio ) e NBR 10.897  ( sistemas de sprinklers )

 

Exatamente para essa faixa de exigência técnica a Hidro Sistemas projeta e fabrica uma linha de sistemas de combate a incêndio por motobombas que atendem por completo as principais normas de segurança contra incêndio.

 

Motobomba Diesel

 

É um conjunto de equipamento que é uma peça fundamental para que a empresa possa atender as normas da ABNT. O equipamento de motobomba diesel é imprescindível para sistemas de pequeno, médio e grande porte, seja para aplicações em edifícios comerciais, indústrias ou até mesmo em áreas classificadas de refinarias e plataformas de petróleo.

 

Para montar um projeto de sistema de combate a incêndio por motobomba, a Hidro Sistemas conta com fornecedores de primeira linha, adequados ao atendimento das normas.

Motobomba

Motobomba Elétrica

 

O conjunto de motobomba elétrico sempre será o primeiro equipamento que entrará em funcionamento após uma queda brusca de pressão na linha de combate a incêndio.

Nomeada a bomba principal de emergência, esta deve ser operada a partir de uma fonte de alimentação de energia exclusiva.

A Hidro Sistemas oferece conjuntos elétricos projetados com total adequação às normas da ABNT.bomba jockey Motobomba

 

Bomba Jockey

 

A bomba Jockey, movida a eletricidade, é um equipamento para manutenção permanente da pressão do sistema de combate a incêndio. Esta bomba opera (inicia e desliga) automaticamente na linha do sistema sempre garantindo a pressão nominal contra pequenas perdas.

Oferecemos uma grande variedade de conjuntos elétricos Jockey projetados para atender a essas exigências.

Função das motobombas

 

As motobombas possuem a finalidade de transformar o combustível diesel e a energia elétrica em energia mecânica, sendo o coração do sistema e fornecendo energia para o deslocamento do líquido.

Aumentar vida útil das motobombas

 

  • O local de instalação do conjunto de motobomba deve ser de fácil acesso permitindo a manutenção.

 

  • Montar uma base resistente que aguente todo o conjunto de motobomba, evitando o risco que as bombas fiquem apoiadas pelas tubulações.

 

 

  • O local da instalação da motobomba deve ser bem ventilado para permitir boa refrigeração do motor e acima do nível de inundação.

 

  • A fundação deve ser resistente o suficiente para aguentar todos os esforços previstos, evitando assim o desalinhamento do conjunto de motobomba.

 

Painéis de comando

 

Todo e qualquer equipamento motobomba de um sistema de combate a incêndio deve ligar automaticamente e / ou manualmente a partir de um painel de comando próprio e que seja exclusivo para o equipamento.

A Hidro Sistemas está atenta a isso e utiliza painéis de comando para motobombas diesel e elétrico para aplicação nos sistemas de combate a incêndio conforme as normas ABNT. Assim, asseguramos também o pleno atendimento às normas do Corpo de Bombeiros de todos os estados do Brasil.

Motobomba-Painel

Teste do conjunto de motobomba

 

Ensaiar a automatização do sistema de combate a incêndio conforme a ABNT é primordial para o funcionamento dos conjuntos motobombas. É preciso parametrizar a pressão do pressostatos, de modo a que as bombas partam no momento previsto. A bomba jockey é desligada automaticamente quando a pressão atinge o valor parametrizado, enquanto que as bombas principais, por questões de segurança, só desligam manualmente.

 

Também devem ser testadas as bombas que são acionadas por gerador de emergência, para entrar em funcionamento caso ocorra falta de energia na rede normal. Testar o funcionamento da bomba principal ou de reforço, ligando-a através do acionamento manual especificado pela ABNT e desligando-a no seu próprio painel de comando. Caso a automatização da bomba principal ou de reforço seja realizada através de chave de fluxo, também deverá ser testado a sua operação.

 

Finalizados todos os testes conforme a ABNT você finalizou a montagem do seu conjunto de motobomba para sistema de combate a incêndio. Assim não terá problemas com possíveis perdas materiais e até vidas, conforme falamos no começo. Então a importância do sistema de combate a incêndio na indústria é algo primordial.

 

bombas combate a incêndio

Sobre o autor

Thiago Roncato

(4) Comments

  • Willy Rezende

    22 de julho de 2016 at 18:26

    Orçamento para 01 Motobomba para sistema de combate a incêndio 10CV
    Fone para contato 62 9 9695-4276

    • Hidro Sistemas

      25 de julho de 2016 at 09:58

      Olá Willy, iremos responder sua solicitação por e-mail.

  • Fernando Antonio

    13 de setembro de 2016 at 21:07

    Ola Boa noite. Trabalho em um clube recreativo em mias gerais. Estamos sofrendo com focos de incêndio. Estamos a procura de uma motobomba portátil a diesel ou gasolina que possamos transitar até o local do incêndio. Temos pontos de água em todo o clube para podermos conectar a mangueira. Peço que nos envie orçamento e foto para apreciação. Atenciosamente. Fernando.

    • Hidro Sistemas

      14 de setembro de 2016 at 09:28

      Olá Fernando, iremos enviar um e-mail com as informações. Obrigado pela preferência.

Deixe um comentário