banner
Plantação sem irrigar

Saiba por que a primavera pode atrapalhar a plantação da sua safra e como resolver

Saiba por que a primavera pode atrapalhar a plantação da sua safra e como resolver.

 

A Primavera é a estação das flores, ocorre após o inverno e antes do verão e iniciou-se nesta ultima quinta feira.  Mas nem tudo são flores e esta primavera pode prejudicar a produção dos agricultores do Rio Grande do Sul.

De acordo com o Somar Meteorologia, a nova estação deve trazer um clima mais seco ao Rio Grande do Sul. Na primavera, não haverá o fenômeno El Ninã, mas o volume de chuva previsto será abaixo da média para a estação deste ano.

Produtores saem prejudicados

O resultado é simples, se o volume de chuvas será baixo, o nível de produção também será baixo. Sem chuva não há água e consequentemente as plantações sofrem estresse hídrico.

As plantações não devem receber números excessivos de água, mas também não pode faltar este recurso vital para o crescimento sadio da produção. Como resolver este impasse? A saída para falta de água nós da Hidro Sistemas temos e é muito fértil para as próximas safras.

Irrigação resolve a falta de chuvas

 

Qual a melhor maneira para resolver a falta de chuva se não for à irrigação, podemos dizer que é fazer chover na hora que o agricultor deseja. Mas não que irrigar a hora que quiser irá resolver o problema, existe a hora e maneira certa de se irrigar.

Plantação irrigada por Pivô Central

Irrigando na hora e maneira certa com Pivô Central

O Pivô Central para irrigação será o solucionador do problema de falta de chuvas e se usado da maneira certa ainda trará produtividade a sua lavoura. O melhor uso da irrigação com o Pivô Central é saber quando é hora de irrigar, principalmente a cultura que está sendo produzida na safra em questão.

Existem variáveis de laminas de água para cada cultura plantada, por exemplo, o feijão recebe uma quantidade de água diferente do milho. Com o Pivô Central para comandar a irrigação o produtor pode aplicar todas essas variáveis e sempre conseguir a melhor produtividade e sempre terá irrigação ao seu controle evitando perdas de plantações.

Então produtor, você prefere fazer uma boa irrigação com Pivô Central e colher resultados, ou prefere ficar a mercê das estações do ano esperando por chuvas, que podem ou não cair na sua plantação?

Sobre o autor

Thiago Roncato

Deixe um comentário