banner

Uso racional da água na empresa

6 maneiras do uso racional da água na empresa

 

1 Mapear o uso da água na empresa

mapear água irrigação

Empresas muitas vezes não sabem a quantidade de água que utilizam, algo prático e fácil de se executar é saber como a água está sendo usada na sua empresa. Antes mesmo de criar um investimento, descubra como a água está sendo usada, feito isso fica fácil aplicar boas práticas aos funcionários. Como desligar torneiras, avisar sobre vazamentos e reservatórios. Assim podemos descobrir as melhorias de acordo com a necessidade.

 

2 Trocar equipamentos

equipamento-economia-agua-

 

Após descobrir os setores da empresa que mais utilizam água, é hora de definir quais serão os investimentos.  As tecnologias atuais oferecem muitos produtos, algo simples para obter a economia na conta é trocar coifas para evitar as torneiras pingando, mas caso queira ser rigoroso trocar as torneiras por que tenham sensor é outra dica. Tais produtos você pode encontrar no site da Deca 

 

3 Promover reutilização da água

recirculação-irrigação

Além de racionalizar a água na empresa, é muito importante adotar medidas para que haja o reaproveitamento da água, mais de uma vez e em diferentes opções. Um exemplo é utilizar essa água de reuso em irrigação de paisagismo.

 

4 Reutilizar a água nas operações industriais

 

Setores da indústria como o siderúrgico, automobilístico e de maquinas e equipamentos reutilizam 90% da água que consomem. O reuso da água é utilizado nos processos industriais e também na irrigação de paisagismo.

 

5 Usar Fontes alternativas

 

A captação de chuva é um dos exemplos de como se pode aproveitar uma fonte sustentável, além de trazer uma bela economia é simples de se aplicar. É muito utilizado para projetos de irrigação em paisagismo.

 

6 Procurar mão de obra qualificada para analisar seus projetos

projeto-irrigação-paisagismo

Procurar uma mão de obra qualificada, para que os seus projetos, tenham uma análise de eficiência na utilização da água e energia.  Um projeto de sistema irrigado de paisagismo tem que passar por profissionais qualificados, para que não haja futuras dores de cabeça.

 

Dica bônus de paisagismo na empresa

 

Com o sistema de irrigação de paisagismo na empresa , você colabora com a saúde dos funcionários por ter uma parte verde dentro da empresa, colabora com o meio ambiente, e aquela água de descarte você pode fazer a irrigação. Então ainda ganha o selo de sustentabilidade e deixa a empresa mais bonita com o paisagismo.

Sobre o autor

Thiago Roncato

Deixe um comentário